Info! Portal de Notícias

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2026

Notícias/GERAL

Receita Federal divulga regras do Imposto de Renda 2026; Saiba quando começa e termina o prazo

Declaração precisa ser apresentada no primeiro semestre.

Receita Federal divulga regras do Imposto de Renda 2026; Saiba quando começa e termina o prazo
Foto: Washington Costa/MF
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Receita Federal do Brasil anunciou as regras para a declaração do Imposto de Renda 2026, referente aos rendimentos do ano-base 2025. Entre as principais informações está o calendário de entrega, que terá início às 8h do dia 23 de março e será encerrado às 23h59 do dia 29 de maio.

Uma das mudanças para este ano é a redução no número de lotes de restituição, que passam de cinco para quatro, com pagamentos programados para os dias 29 de maio, 30 de junho, 31 de julho e 31 de agosto. A medida busca agilizar o processo de devolução dos valores aos contribuintes.

Além disso, a Receita implementou melhorias no sistema de declaração, incluindo avanços no modelo pré-preenchido, que agora conta com alertas para evitar erros, e a possibilidade de restituição para contribuintes que não eram obrigados a declarar, mas que têm valores a receber, que é uma espécie de “cashback” que pode chegar a R$ 1 mil.

Publicidade

Leia Também:

O Programa Gerador da Declaração estará disponível para download a partir de sexta-feira (20), por meio do site oficial da Receita. Já o sistema “Meu Imposto de Renda” também poderá ser acessado pelos canais digitais do órgão para facilitar o envio das informações.

De acordo com a Receita Federal, a expectativa é de que cerca de 44 milhões de declarações sejam entregues neste ano. As regras completas estão detalhadas na Instrução Normativa nº 2.312/2026, publicada no Diário Oficial da União.

Info Notícias

Publicado por:

Info Notícias

O Portal de Notícias que te atualiza e você confia!

Saiba Mais

Veja também